domingo, 30 de agosto de 2015

Resenha: Quem é Você, Alasca? - Edição comemorativa de 10 anos


Livro: Quem é você, Alasca?
Autor: John Green
Editora: Intrínseca
Compre: Amazon
Sinopse: Miles Halter estava em busca de um Grande Talvez. Alasca Young queria descobrir como sair do labirinto. Suas vidas colidiram na Escola Culver Creek, e nada nunca mais foi o mesmo.

Miles Halter levava uma vidinha sem graça e sem muitas emoções (ou amizades) na Flórida. Ele tinha um gosto peculiar: memorizar as últimas palavras de grandes personalidades da história. Uma dessas personalidades, François Rabelais, um poeta do século XV, disse no leito de morte que ia "em busca de um Grande Talvez". Para não ter que esperar a morte para encontrar seu Grande Talvez, Miles decide fazer as malas e partir. Ele vai para a Escola Culver Creek, um internato no ensolarado Alabama.

Lá, ele conhece Alasca Young. Ela tem em seu livro preferido, O general em seu labirinto, de Gabriel García Márquez, a pergunta para a qual busca incessantemente uma resposta: "Como vou sair desse labirinto?" Inteligente, engraçada, louca e incrivelmente sexy, Alasca vai arrastar Miles para seu labirinto e catapultá-lo sem misericórdia na direção do Grande Talvez. Miles se apaixona por Alasca, mesmo sem entendê-la, mesmo tentando sem sucesso decifrar o enigma de seus olhos verde-esmeralda.


Resenha [contém spoilers]O romance de estreia de John Green, "Quem é você, Alasca?" é um excelente exemplo do que acontece quando um escritor entrelaça personagens aparentemente comuns com um enredo que é maduro, com reflexões filosóficas de grande impacto, questões da vida, e uma reviravolta na história chocante que vai obrigar os leitores a reexaminar suas concepções anteriores sobre o livro e seus personagens, e dar-lhes um amplo espaço para pensar sobre o que significa estar vivo e presente no mundo.

Separada em duas seções distintas intitulada "Antes" e "Depois", "Quem é você, Alasca?" é uma visão panorâmica convincente dos efeitos indeléveis do amor e da morte.

Antes. A primeira metade de "Quem é você, Alasca?" é compreensivelmente lento com Green levando o seu tempo para a introdução dos personagens principais. Miles Halter (Bujão), o protagonista do romance, tem quinze anos de idade, um adolescente pelo qual os pais e professores chamaria de um bom garoto. Ele é magro, inegavelmente brilhante, e um dos personagens mais queridos dos livros do John. Além de ter uma propensão para lembrar últimas palavras de figuras famosas, Miles parte em uma aventura em busca do que ele chama de "O Grande Talvez". Nesta parte também somos apresentados ao Coronel, companheiro de quarto e melhor amigo de Bujão, Takumi, a raposa que ninguém consegue pegar, e a misteriosa e controversa Alasca Young.

Depois. Na segunda metade do romance, Green revela o que ele estava construindo nos capítulos anteriores. A morte de Alasca Young. De um modo mais próximo e pessoal, os detalhes dos últimos momentos de Alasca são narrados através dos olhos de Miles e seus amigos, como eles lutam para entender como algo tão impensável poderia ter acontecido. Foi um acidente? ou ela se matou em uma tentativa egoísta para sair do labirinto? Poderia seus amigos tela impedido, sabendo o que eles sabiam sobre o seu passado? Será que a vida jamais será a mesma, agora que Alasca está morta? 


"Quem é você, Alasca?" é muito mais do que um romance adolescente, é uma obra prima de um autor extraordinariamente talentoso. Com personagens reais e uma história marcante "Quem é você, Alasca?" é o melhor livro de John Green e uma das melhores leituras que já fiz.

De sorrisos a lagrimas, este livro vai arrebatar mais e mais leitores mundo afora.

John Green, eu te odeio por me fazer chorar.

***

Esta edição traz uma apresentação do John Green, cenas cortadas do manuscrito original, resposta do Green aos fãs e detalhes do processo de edição do romance. Algo que na minha opinião só tem a acrescentar a leitura.

O livro se encerra com a seguinte pergunta de um fã ao John: "O que você diria, hoje, a uma garota como Alasca?" pela qual ele deu a seguinte resposta "Você é importante, e você é amada, e você está perdoada ,e você não está sozinha.”, quando li isso só tive mais certeza que este autor é incrivelmente extraordinário.

John Green eu te amo, e te perdoo por matar mais um dos meus personagens favoritos.


Detalhes:

Título: Quem é você, Alasca?
Autor: John Green

Tradução: Edmundo Barreiros
ISBN: 978-85-8057-683-2
Tipo de Capa: Brochura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre Nós

PsicoseCultural

Criado em Março de 2013, o Psicose Cultural surgiu como um simples blog voltado para o mundo da literatura. A proposta do Psicose Cultural é, sem dúvida, criar entretenimento literário diversificado e diferenciado para seus leitores. Temos como objetivo, informar, dar opiniões, resenhar, tudo relacionado com o mundo literário.




Facebook

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *