sábado, 14 de fevereiro de 2015

Resenha: Lua de Larvas


Livro: Lua de Larvas
Autor: Sally Gardner
Editora: WMF Martins Fontes
Compre: Saraiva
Sinopse: Standish Treadwell é um jovem disléxico que vê o mundo de maneira diferente da maioria. Graças a essa visão, ele percebe que o mundo lá de fora não tem que ser necessariamente cinzento e opressor. Quando seu melhor amigo, Hector, é de repente levado embora, Standish percebe que cabe a ele, a seu avô e a um pequeno grupo de rebeldes enfrentar e derrotar a opressão permanente das forças da Terra Mãe. Com o pano de fundo de um regime implacável, disposto a tudo para vencer seus rivais na corrida para chegar à Lua. Este impressionante Lua de larvas é o novo livro da premiada autora Sally Gardner.

Resenha: Quando seu melhor amigo Hector é subitamente "retirado", Standish Treadwell percebe que cabe a ele, seu avô e um pequeno grupo de rebeldes enfrentar e derrotar as sempre presentes forças opressivas da Pátria. Narrado no contexto de um regime cruel, determinado a vencer seus inimigos na corrida para a Lua, Lua de Larvas é o novo romance deslumbrante da premiada autora Sally Gardner. 

Imagine viver em um universo alternativo, mas estranhamente similar à Alemanha nazista. Isso é fantasia histórica? Ficção histórica? É como nada que eu li antes, mas essa é a emoção. Lua de Larvas é uma história deslumbrante, magnífica, extraordinária. Standish Treadwell e seu avô – vivem na Zona Sete, onde anarquistas são enviados. Eles não têm nada, exceto alguns restos de comida para passar o inverno.

Lua de Larvas é um exemplo de narrativa convincente, inventivo e verdadeiramente grande. Embora alguns capítulos fosse apenas uma mera meia página, no final do livro é que você tornar-se imerso no mundo de Standish, e vai entender o que ele passou. E o que ele passa é horrível. É um livro que você vai terminar no mesmo dia em que pegá-lo. Não há necessidade de descrições excessivamente longas e detalhadas - Standish vive em um lugar brutal, cruel, onde as pessoas estão cegas pela propaganda. Não há tempo para letras e poesia.

Standish também tem dislexia, o que significa que as pessoas o subestimam. (Também não ajuda muito ele ter um olho castanho e um olho azul!). Ele é inteligente, mesmo sendo uma criança, então ele está constantemente fugindo de agressores - alunos e professores. E depois há os soldados - que são os olhos e ouvidos dos que estão no topo da escala social, certificando-se que toda mundo adere às regras. Passa-se em 1956, onde o Pátria quer demonstrar a supremacia final e ser a primeira nação a pousar na lua. Mas Standish e seu avô tem um pressentimento de que algo não está certo, e estão determinados a revelar a verdade.

Narrado por uma voz única e com uma série de personagens espetaculares, o brilhante assombra e altamente convincente Lua de Larvas, vencedor do 2012 Costa Children’s Book Award, é definitivamente um que você não vai querer perder!

Desde que terminei o livro fico me perguntando o que tanto me marcou, para fazer com que eu não o esquecesse e o fizesse ler uma segunda vez. Sem duvida um livro magnífico, belo e marcante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre Nós

PsicoseCultural

Criado em Março de 2013, o Psicose Cultural surgiu como um simples blog voltado para o mundo da literatura. A proposta do Psicose Cultural é, sem dúvida, criar entretenimento literário diversificado e diferenciado para seus leitores. Temos como objetivo, informar, dar opiniões, resenhar, tudo relacionado com o mundo literário.




Facebook

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *