quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Resenha: Divergente


Livro: Divergente
Autor: Veronica Roth
Editora: Rocco Jovens Leitores
Compre: Submarino
Sinopse: Numa Chicago futurista, a sociedade se divide em 5 facções: Abnegação, Amizade, Audácia, Franqueza e Erudição e não pertencer a nenhuma facção é como ser invisível.

Beatrice cresceu na Abnegação, mas o teste de aptidão por que passam todos os jovens aos 16 anos, numa grande cerimônia de iniciação que determina a que grupo querem se unir para passar o resto de suas vidas, revela que ela é, na verdade, uma divergente, não respondendo às simulações conforme o previsto. A jovem deve então decidir entre ficar com sua família ou ser quem ela realmente é. E acaba fazendo uma escolha que surpreende a todos, inclusive a ela mesma, e que terá desdobramentos sobre sua vida, seu coração e até mesmo sobre a sociedade supostamente ideal em que vive.



Resenha: Não sei como expressar o quanto amei este livro, ele é sem duvida uma das melhores leituras do ano, e um livro que levarei para toda a vida.

Divergente é viciante desde a primeira página. Eu estava tão irritado quando comecei a lê-lo no ônibus e depois tive que sair porque foi a minha parada. Eu só não queria parar de ler. E, no caminho para casa, eu quase perdi minha parada, porque eu estava tão imerso na história. Fiquei acordado até tarde, pois não conseguia parar de ler, li o livro em dois, e agora eu posso entender por que recebeu tantas criticas positivas. Este livro é perfeito.

Eu acho Beatrice uma personagem extremamente simpática, forte, ousada e muito corajosa, que é fundamental para o livro, já que ela é a personagem principal e a história é contada através de seu ponto de vista. A distópica Chicago é incrível e completamente interessante. Você sabe que a construção de mundo é ótima quando você quer saber tudo sobre ele - a história, a causa, a vida em outras facções. Como em muitos romances de distopia YA, há um interesse amoroso - Quatro. Quatro é um bad boy extremamente atraente e ilegível, que tem um passado enigmático. É fácil ver por que ele é um personagem favorito entre os fãs de Divergente. No entanto, o que eu achei interessante é que o romance não é o foco principal do enredo; ele não gira em torno do relacionamento de Tris e Quatro, mas é sobre os conflitos entre as facções.

O equilíbrio entre os eventos foi feito muito bem. Eles foram nem muito prolongado, nem muito acelerado para se desenvolver adequadamente. Divergente é completamente único dentro da literatura distópica. Eu me senti confortável de lê-lo - alguns aspectos eram muito familiares para mim, mas era diferente o suficiente para garantir que eu me mantivesse preso até a última página.

Divergente é mais um dos raros tesouros literários, um romance verdadeiramente inovador e muito atraente.

O que é incrível, para mim, é que Veronica Roth é uma autora jovem, e ela criou uma história tão perfeita e viciante.

Divergente é perfeito para aqueles que se sentem vazios após o fim da trilogia Jogos Vorazes, que foi o meu caso, pois depois de ler a Trilogia Jogos Vorazes e me sentia vazio e nenhum livro conseguia me prender, até que peguei Divergente, e posso garantir que foi a melhor coisa que fiz.


Detalhes:
Título: Divergente 
Autor: Veronica Roth

Tradução: Lucas Peterson 
ISBN: 
978-85-7980-131-0
Idioma: Português
Tipo de Capa: Brochura
Número de Páginas: 
504

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre Nós

PsicoseCultural

Criado em Março de 2013, o Psicose Cultural surgiu como um simples blog voltado para o mundo da literatura. A proposta do Psicose Cultural é, sem dúvida, criar entretenimento literário diversificado e diferenciado para seus leitores. Temos como objetivo, informar, dar opiniões, resenhar, tudo relacionado com o mundo literário.




Facebook

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *