segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Resenha: Laranja Mecânica - Edição Especial de 50 Anos


Livro: Laranja Mecânica
Autor: Anthony Burgess
Editora: Aleph
Compre: Aleph
Sinopse: Publicado pela primeira vez em 1962, e imortalizado 9 anos depois pelo filme de Stanley Kubrick, Laranja Mecânica não só está entre os clássicos eternos da ficção como representa um marco na cultura pop do século 20. Meio século depois, a perturbadora história de Alex – membro de uma gangue de adolescentes que é capturado pelo Estado e submetido a uma terapia de condicionamento social – continua fascinando, e desconcertando, leitores mundo afora.

Esta edição especial de 50 anos em capa dura e impressa em duas cores (preto e laranja), inclui:
* Ilustrações exclusivas de Angeli, Dave McKean e Oscar Grillo
* Trechos do livro restaurados pelo editor inglês
* Notas culturais do editor
* Artigos e ensaios escritos pelo autor, inéditos em língua portuguesa
* Uma entrevista inédita com Anthony Burgess
* Reprodução de seis páginas do manuscrito original, com anotações e ilustrações do autor


Um aviso importante aos leitores, está é apenas uma resenha de um mero leitor apaixonado por livros, ficção cientifica e pelos livros da Editora Aleph. Confesso que está foi a resenha mais difícil que tive que fazer, pela magnifica obra, escrita e pelo cuidado ao qual este livro foi produzido (que é de encher os olhos). Tentei expressar da melhor forma a minha opinião, mas foi um trabalho muito difícil. Peço desculpas se escrevi alguma bobeira, foi muito, muito, mas muito difícil escrever sobre este livro magnifico, que é sem duvida uma das melhores leituras do ano e um livro que levarei para a vida inteira.

Resenha: Considerado um dos romances mais importantes da literatura do século XX, juntamente com 1984 (George Orwell) e Admirável Mundo Novo (Aldous Huxley), Laranja Mecânica ganhou uma edição mais que especial pela Editora Aleph, em comemoração ao aniversário de 50 anos de sua publicação.

Laranja Mecânica é um clássico moderno de ficção científica que não deve ser dispensado. Anthony Burgess descreve um futuro não muito distante, escuro e perturbador. Onde delinquentes correm soltos, deixando rastros de violência por onde passam. A única coisa mais assustadora é o Estado e sua maneira de lidar com criminosos. 

Como escritor, Burgess é maravilhosamente criativo e em Laranja Mecânica, ele vai tão longe a ponto de inventar a sua própria linguagem, chamado Nadsat, que tem muitas palavras derivadas do russo, assim como muitas palavras em inglês. Inicialmente, esta linguagem é bastante desafiadora para entender, mas, gradualmente, os significados podem ser determinados em função do contexto em que são usados ou através do glossário que se encontra no final do livro. 

Laranja Mecânica é contada a partir do ponto de vista do jovem Alex, líder de uma gang de delinquentes. Este ponto de vista, juntamente com a linguagem de rua futurista e a violência é muito eficaz na imersão do leitor em um mundo onde a ilegalidade é um modo de vida. 

Quando Alex é apanhado pela polícia, acaba servindo de cobaia em tratamento experimental chamado “Técnica Ludovico”. Ele passa por um programa especial de "condicionamento" que visa transformá-lo em um modelo de cidadão e as autoridades esperam usá-lo como um exemplo brilhante de seu sistema progressivo. O que poderia dar errado? 

Laranja Mecânica é um dos livros mais originais que eu já li. É cheio de ação e tem reflexos graves sobre a sociedade. Há muita psicologia interessante neste livro que foi uma grande vantagem para mim. Posso garantir que este livro é sem duvida alguma uma das melhores leituras do ano. Um livro impecável seja na escrita ou no cuidado que a Aleph teve em produzi-lo. 

Se você ainda não leu Laranja Mecânica, não sabe o que está perdendo. 

Está edição de luxo conta com ilustrações feitas por Angeli, Dave McKean e o argentino Oscar Grillo, além de trechos do livro restaurado pelo editor inglês a partir dos originais do autor, uma entrevista inédita com Anthony Burgess e a reprodução de seis páginas do manuscrito original, com anotações e ilustrações do autor. Tudo isso sem falar no acabamento em capa dura e na incrível nota sobre a nova tradução brasileira, onde o tradutor Fábio Fernandes fala sobre o processo de tradução, as dificuldades em traduzir a linguagem Nadsat e muito mais.

Detalhes:
Título: Laranja Mecânica
Autor: 
Anthony Burgess
Tradução: Fábio Fernandes
ISBN: 978-85-7657-136-0

Idioma: Português
Tipo de Capa: Capa dura
Número de Páginas: 
352


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre Nós

PsicoseCultural

Criado em Março de 2013, o Psicose Cultural surgiu como um simples blog voltado para o mundo da literatura. A proposta do Psicose Cultural é, sem dúvida, criar entretenimento literário diversificado e diferenciado para seus leitores. Temos como objetivo, informar, dar opiniões, resenhar, tudo relacionado com o mundo literário.




Facebook

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *