quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Resenha: A Menina

Livro: A Menina: Uma Vida à Sombra de Roman Polanski
Autor: Samantha Geimer
Editora: LeYa
Compre: Saraiva
Sinopse: Março de 1977, sul da Califórnia. Roman Polanski dirige uma Mercedes alugada ao longo da Mulholland Drive até a casa de Jack Nicholson. Sentada ao seu lado está a aspirante à atriz e modelo Samantha Geimer, recém-chegada de York, Pensilvânia. Ela tem 13 anos. Os fatos incontestáveis do que aconteceu nas horas seguintes aparecem nos registros do tribunal: Polanski passou horas tirando fotos de Samantha – no deque com vista para Hollywood Hills, em um balcão de cozinha, de topless em uma banheira. Vinho e drogas foram consumidos, equilíbrio e inocência foram perdidos, e a vida de uma jovem foi alterada para sempre – eternamente escalada como atriz coadjuvante em sua própria história. Nestas memórias abrasadoras e surpreendentes, Samantha Geimer, “a menina” no centro do infame caso de assédio sexual de Roman Polanski, rompe um silêncio de trinta e cinco anos para contar sua história e reflete sobre os acontecimentos daquele dia e as repercussões por uma vida inteira.

Resenha: Samantha Geimer é uma mulher de 50 anos de idade, o que ela quer é ser deixada em paz. Geimer vive entre o Havaí e Nevada com o marido e três filhos. Mas a mais de 30 anos atrás, Samantha com a penas 13 anos de idade, foi embebedada com champagne e um quaalude, fotografada de topless e estuprada por Roman Polanski. E desde então sua privacidade tem sido invadida.

Imagine está situação, ser estuprada por um astro do cinema, e ser obrigada a reviver os acontecimentos toda vez que seu rosto aparecer na TV. É isto que acontece com Samantha. É inevitável não ver Polanski nas telonas, principalmente depois de ganhas um Oscar.

Quase todos tinham uma opinião sobre este caso. Quem era a presa? Quem era o predador? Era a menina uma vítima inocente ou uma Lolita astúcia artisticamente controlada por sua ambiciosa mãe? Como poderia o sistema de justiça criminal falhar em todos os detalhes? Uma vez que Polanski fugiu do país, o que aconteceu com Samantha, a jovem para sempre associado a um dos episódios mais famosos de Hollywood? Samantha, tanto quanto Polanski, tem sido um fugitivo desde os acontecimentos daquela noite mais de trinta anos atrás. Levando-nos muito para além das manchetes, o livro revela uma menina de treze anos de idade, que era ao mesmo tempo sábia além de seus anos e ainda terrivelmente vulnerável. Ao contar sua história na íntegra pela primeira vez, Samantha recupera sua identidade, e indelével prova que é possível avançar de vítima a sobrevivente, da confusão à certeza, de vergonha à força.

Samantha Geimer finalmente lança seu livro de memórias contando tudo, uma obra surpreendentemente bem escrito e envolvente. Um livro admirável e sutil em sua bela descrição dos acontecimentos. Com detalhes explícitos e diretos, uma prosa lúcida e atraente, Geimer relata tudo nos mínimos detalhes.


Detalhes: 
Encadernação: Brochura
Formato: 16x23cm
Número de páginas: 320
ISBN: 
9788580449204
Autor: 
Samantha Geimer
Tradução: 
Márcia Blasques
Editora: LeYa
Idioma: Português

Diego J. S.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre Nós

PsicoseCultural

Criado em Março de 2013, o Psicose Cultural surgiu como um simples blog voltado para o mundo da literatura. A proposta do Psicose Cultural é, sem dúvida, criar entretenimento literário diversificado e diferenciado para seus leitores. Temos como objetivo, informar, dar opiniões, resenhar, tudo relacionado com o mundo literário.




Facebook

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *