quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Resenha: Admirável Mundo Novo

Livro: Admirável Mundo Novo
Autor: Aldous Huxley
Editora: Globo Livros
Compre: Saraiva
Sinopse: Ano 634 df (depois de Ford). O Estado científico totalitário zela por todos. Nascidos de proveta, os seres humanos (pré-condicionados) têm comportamentos (pré-estabelecidos) e ocupam lugares (pré-determinados) na sociedade: os alfa no topo da pirâmide, os ípsilons na base. A droga soma é universalmente distribuída em doses convenientes para os usuários. Família, monogamia, privacidade e pensamento criativo constituem crime.

Os conceitos de “pai” e “mãe” são meramente históricos. Relacionamentos emocionais intensos ou prolongados são proibidos e considerados anormais. A promiscuidade é moralmente obrigatória e a higiene, um valor supremo. Não existe paixão nem religião. Mas Bernard Marx tem uma infelicidade doentia: acalentando um desejo não natural por solidão, não vendo mais graça nos prazeres infinitos da promiscuidade compulsória, Bernard quer se libertar. Uma visita a um dos poucos remanescentes da Reserva Selvagem, onde a vida antiga, imperfeita, subsiste, pode ser um caminho para curá-lo. Extraordinariamente profético, Admirável mundo novo é um dos livros mais influentes do século 20.





Resenha: Neste mundo em que vivemos valores como amor, amizade, respeito, são coisas praticamente iguais para quase todo mundo apesar de diferentes culturas e sociedades, determinados valores são universais e seria praticamente impossível vivermos sem eles ou mesmo imaginarmos uma realidade além desta, mas agora tente imaginar um mundo aonde isso não existe, tente imaginar um mundo onde o amor é algo desnecessário, onde princípios como religião e respeito às diferenças é, principalmente, uma das coisas em que mais presamos, nossa individualidade e livre arbítrio, pois com nossa individualidade nós somos capazes de criar nossa própria personalidade e de sermos nós mesmos e o livre arbítrio que nos permite lutar e escolher aquilo que nós queremos ser decidindo assim o rumo de nossas vidas, agora imagine um mundo onde tudo isso e extinguido, nossa individualidade é esmagada pela coletividade e o nosso livre arbítrio é substituído por um sistema de castas em que cada ser humano nasce condicionado a um destino pré-determinado, assustador só de pensar.

E é esse tipo de coisa que o livro Admirável Mundo Novo propõe ao leito, através de um mundo futurístico onde a realidade e completamente diferente da nossa, este livro é simplesmente fantástico, não é um livro cheio de ação ou aventura e sim uma reflexão sobre o mundo moderno e a maneira como ele destrói todas as expectativas e particularidades do ser humano, e infelizmente é uma pena que algumas coisas acontecem de forma semelhante mesmo hoje em dia, porém não chega a ser um livro difícil e para quem gosta de uma boa leitura o livro e excepcional, escrito por um dos maiores escritores do mundo, e para os fã de Iron Maiden como eu é uma leitura mias que obrigatória. 


Obs: Uma rápida explicação o Iron Maiden é uma banda inglesa de New Wave Metal que compôs um CD baseado nesta obra, intitulado 'The Brave New Word' que também e o nome do livro em inglês, alias para quem gosta de música no geral eu recomendo e muito.

Detalhes: 
Encadernação: Brochura
Formato: 11x17cm
Número de páginas: 380
ISBN: 
9788525046611
Autor: 
Aldous Leonard Huxley
Editora: Globo Livros
Idioma: Português

Everson Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre Nós

PsicoseCultural

Criado em Março de 2013, o Psicose Cultural surgiu como um simples blog voltado para o mundo da literatura. A proposta do Psicose Cultural é, sem dúvida, criar entretenimento literário diversificado e diferenciado para seus leitores. Temos como objetivo, informar, dar opiniões, resenhar, tudo relacionado com o mundo literário.




Facebook

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *