sábado, 4 de novembro de 2017

Resenha: Nimona de Noelle Stevenson


Livro: Nimona
Autor: Noelle Stevenson
Editora: Intrínseca
Compre: Amazon
Sinopse: Nimona é uma metamorfa sem limites nem papas na língua, cujo maior sonho é ser comparsa de Lorde Ballister Coração-Negro, o maior vilão que já existiu. Mas ela não sabia que seu herói possuía escrúpulos. Menos ainda uma deliberada missão.

Até conhecer Nimona, Ballister fazia planos que jamais davam certo. Felizmente, a garota tem muitas sugestões para reverter esse quadro. Infelizmente, a maioria envolve explosões, sangue e mortes. Agora, Coração-Negro não só tem que enfrentar seu arqui-inimigo e ex-amigo, o célebre e heroico Sir Ambrosius Ouropelvis, mas também impedir que a fiel comparsa destrua todo o reino ao tentar ajudá-lo.

Uma história subversiva e irreverente que mistura magia, ciência, ação e muito humor sobre camadas e mais camadas de reflexão - entre uma batalha e outra, é claro.


ResenhaNimona originou-se como uma experiência de arte universitário de algumas páginas que se expandiu para um webcomic, publicado quinzenalmente no site de Stevenson ao longo de dois anos. O que começou em um estilo visual e narrativamente simples em junho de 2012 rapidamente se tornou mais elaborado e sofisticado. Em 2013, a série ganhou o prêmio Slate Cartunist Studio Prize de Melhor Web Comic.

Nimona é uma metamorfo deliciosamente caótica que se nomeia para o cargo de "supervisor" para supervisionar Lorde Ballister Coração-Negro. Juntos, eles têm aventuras, traçam planos malignos (ou não tão malvados), jogam jogos de tabuleiro, participam de feiras científicas e, talvez, salvem o mundo. O mundo em questão é um fantasma/sci-fi mash com uma corporação inventando tecnologia avançada ao lado de um típico município medieval. O inimigo jurado de Coração-Negro é Sir Ambrosius Ouropelvis, um ex-amigo que é responsável pelo braço perdido de Blackheart. O relacionamento evolutivo entre Ballister e Ambroisius foi uma sub-trama tão perfeito que deu aos personagens uma grande profundidade.
Nimona acrescenta muita vida à história com seu entusiasmo pela perversidade e caos, e sua habilidade em mudar de forma em qualquer criatura viva, incluindo um dragão, permite que ela cause muita destruição. À medida que o livro progride, mostra que Nimona reteve muito sobre suas capacidades e o mistério de sua verdadeira natureza e poder está no cerne da história. Eu não vou entrar em detalhes sobre isso para evitar spoilers, mas vou acrescentar que está será uma das melhores HQ’s que você lerá na vida.

A melhor parte sobre Nimona é como Stevenson joga com os tropos de ficção científica e romances de fantasia. Nenhum dos personagens principais é o que você poderia chamar de "bom", mas ambos têm boas qualidades e conjuntos de moral muito diferentes. Cada um dos personagens centrais faz parte do "antagonista" na história, sem que o enredo se torne complicado ou ridículo. Ao fazer isso, Stevenson demonstra a complexidade da moral ao mostrar, ao invés de contar, os leitores que o mundo é um lugar complexo e suas decisões tornam você quem você é.

Ao ler Nimona, eu ri muito mais vezes do que eu posso contar. Esta é sem dúvida minha HQ favorita até agora.
Detalhes:

Título: Nimona
Autor: Noelle Stevenson

Tradução: Flora Pinheiro
Lançamento: 22/09/2016
Páginas: 272
Formato: 16 x 23 x 1,4 cm
ISBN: 978-85-8057-902-4
Gênero: Ficção

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre Nós

PsicoseCultural

Criado em Março de 2013, o Psicose Cultural surgiu como um simples blog voltado para o mundo da literatura. A proposta do Psicose Cultural é, sem dúvida, criar entretenimento literário diversificado e diferenciado para seus leitores. Temos como objetivo, informar, dar opiniões, resenhar, tudo relacionado com o mundo literário.




Facebook

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *