quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Resenha: Em Busca de um Novo Mundo: Brilho


Livro: Brilho
Autor: Amy Kathleen Ryan
Editora: Geração Editorial
Compre: Saraiva
Sinopse: A Terra não existe mais, e em duas naves que procuram um novo mundo no espaço, uma menina de 15 anos precisa casar e engravidar para garantir a sobrevivência da humanidade. Enquanto isso, uma sucessão de acontecimentos eletrizantes torna a jornada pelo espaço algo absolutamente imprevisto.

Temas como religião, a escolha da mulher e a ideia de poder e dominação vão aparecendo muito suavemente articulados ao longo da trama, amarrando o leitor com surpresas e reviravoltas estonteantes. São temas universais, postos num livro por uma escritora surpreendente e que promete arrasar a cena literária a partir desta sua fantástica criação.


Resenha: Brilho capturou meu interesse desde a primeira página. É o tipo de livro que vai fazer você perder a sua parada, se você está lendo ele no transporte público (sempre um sinal de um bom romance, eu acho). Eu nunca li nada sobre ficção cientifica YA antes. Eu nunca, nunca li nada que ocorre em uma nave espacial. Eu me perguntava se iria achar difícil de acreditar, mas fiquei completamente impressionada. A instalação da nave espacial é deslumbrante. É muito bem construído e detalhado, e eu poderia facilmente imaginar esta fechada sociedade no espaço.

Ele havia sido descrito para mim como "A estreia mais fascinante desde Jogos Vorazes", não gosto deste tipo de comparação, mas acho os dois livros fascinantes. Suzanne Collins sabe como terminar um capítulo, o que significa que ela sempre os termina de uma forma que nos faz ler o próximo, e o próximo, até ter lido todo o livro. Amy Kathleen Ryan tem esta mesma característica. Não houve nenhum momento em que eu quisesse para de ler o livro.

No entanto, foi uma leitura extremamente agradável. O romance alterna entre dois pontos de vista: Waverly e Kieran. Waverly é uma personagem de temperamento forte. Eu gosto dos personagens de Kathleen, gosto da forma que ela os desenvolve, gosto de sua personagem feminina, forte (que é algo difícil de encontrar hoje em dia).

Kieran e Waverly, estão a bordo da nave espacial Empyrean, cuja missão é ir para a "Nova Terra". Quando estão atravessando uma nebulosa no espaço eles são atacados por outra nave que deixou a Terra um ano antes deles, a New Horizon. A nave espacial sequestra todos os tripulantes da nave Empyrean e cabe a Kieran e Waverly corrigirem toda a situação.

Eu realmente classifico este romance com cinco estrelas, porque me abriu para um gênero totalmente novo e é uma adição fantástica à ficção científica YA.

No geral, Brilho engloba gêneros que são extremamente populares agora: um toque de distopia, uma pitada de pós-apocalíptico, com um leve triângulo amoroso, e ficção científica interessante. Eu estou tão feliz por ter tido a oportunidade de ler Brilho. É um ótimo livro, que merece a sua atenção. 


Detalhes:
Título: Brilho
Autor: 
Amy Kathleen Ryan
Tradução: Ana Death Duarte
ISBN: 
9788581300733
Idioma: Português
Tipo de Capa: Brochura
Número de Páginas: 
354

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre Nós

PsicoseCultural

Criado em Março de 2013, o Psicose Cultural surgiu como um simples blog voltado para o mundo da literatura. A proposta do Psicose Cultural é, sem dúvida, criar entretenimento literário diversificado e diferenciado para seus leitores. Temos como objetivo, informar, dar opiniões, resenhar, tudo relacionado com o mundo literário.




Facebook

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *