quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Quarenta e cinco anos de um pesadelo americano‏

A Editora DarkSide Books lançara no mês de outubro deste ano, a biografia de Charles Manson.


Manson, a biografia
por Jeff Guinn

Ele acreditava ser o escolhido, o filho do cara, mas se contentaria em ser um superstar. Acabou por ser o porta-voz de um pesadelo americano do qual ainda não despertamos.

“Manson não é simplesmente uma biografia de um assassino e um líder de culto. É uma história da cultura norte-americana da Grande Depressão ao final do século XX. [...] um estudo fascinante da ambição, avareza, mesquinharia, controle da mente, celebrifilia (um desejo intenso e patólogico para se relacionar com uma celebridade), sexo, narcóticos, racismo e abuso de poder. Ninguém contou a história de forma tão precisa quanto Jeff Guinn. É a história dos ex-presidentes Richard Nixon e Lyndon Johnson, de Martin Luther King, do Vietnã, do movimento ativista estudantil da nova esquerda Students for a Democratic Society, dos Panteras Negras, da cultura lisérgica e de uma nação em processo de degradação. Esta é uma viagem espetacular.”

- James Lee Burke, renomado autor de livros policiais, vencedor por duas vezes do Prêmio Edgar Allan Poe

“Impressionante. [...] O livro de Vincent Bugliosi, Helter Skelter, me levou a crer que não havia mais nada a aprender. [...] Eu estava errada. [...] [Manson] se sustenta como um trabalho definitivo: importante para estudantes de criminologia, psicopatologia e sociopatologia, além daqueles interessados no comportamento humano, na cultura pop e na música, que te prende até a última página.”

- Ann Rule, The New York Times Book Review

Ele só queria ser um Superstar

Sexo, drogas e rock ‘n’ roll. Crimes, estupros e assassinatos. Charles Manson fez de sua história a trilha sonora do fim do mundo. A metáfora favorita da América para o lado negro dá década de 1960, Manson foi o cabeludo que matou o sonho de Woodstock e o retrato perfeito de como toda aquela filosofia da geração paz e amor não funcionou. 

Psicopata, vigarista, racista e cafetão. Olhos em chamas, barba por fazer, cabelos despenteados e uma suástica tatuada na testa. A diabólica imagem de Charles Manson está gravada no inconsciente popular e é reconhecidamente assustadora. Após quatro décadas dos seus terríveis atos, os assassinatos orquestrados por ele continuam a exercer um mórbido fascínio. Dezenas de livros já foram escritos sobre Manson nesses mais de quarenta anos, e agora uma meticulosa pesquisa desenvolvida pelo biógrafo Jeff Guinn surge como o guia definitivo do homem que entrou para a história como sinônimo do mal.


Jeff Guinn, premiado jornalista investigativo, é autor de dezenas de livros de ficção e não-ficção , muitos deles best-sellers, incluindo Go Down Together: The True Untold Story of Bonnie and Clyde (2010), que conta a história do casal de assaltantes e assassinos que aterrorizaram a América durante a Grande Depressão, no começo dos anos 1930; The Last Gunfight: The Real Story of the Shootout at the O.K. Corral and How It Changed the West (2012), sobre o famoso tiroteio em Tombstone, Arizona, em 1881, que definiu como as futuras gerações perceberiam o Velho Oeste e transformou figuras como Wyatt Earp, Doc Holliday, e os irmãos Clanton em lendas; e Glorious (2014), romance histórico ambientado no Velho Oeste, em 1872.

Manson, a Biografia foi eleito um dos grandes livros do ano pelo New York Times Book Review; o melhor livro do mês em agosto de 2013 pela Amazon; e finalista na categoria Melhor Biografia do Goodreads Choice Awards. Best-seller do New York Times e da Publishers Weekly, revista que cobre o mercado editorial.


“A biografia mais profunda sobre o tema [...] Supreendente do começo ao fim.”
— Janet Maslin, The New York Times

“Brilhante. [...] O melhor livro sobre Manson que já li [...] e creio que já tenha lido todos eles.”
— Jeffrey Deaver, premiado autor do best-seller O Colecionador de Ossos

“Guinn oferece um novo olhar [...] um retrato amargo e profundamente convincente de um 'predador social a vida inteira' que sempre foi 'o homem errado na hora e no lugar certos'.”
— Daniel Stashower, The Washington Post

“Fascinante e assustador, Guinn explora a profundidade da mente atormentada de Charles Manson com um empenho brilhante que eleva drasticamente o padrão das histórias sobre crimes reais.”
— Carlton Stowers, vencedor do Prêmio Edgar Allan Poe
na categoria Melhor Crime Real por duas vezes


“Guinn inscreve seu nome como um cronista obstinado e completo de conhecidos criminosos norte-americanos. Manson, a Biografia apresenta material inédito a partir de entrevistas exclusivas.”
— Doug Childers, Richmond Times-Dispatch

“Manson é um livro impossível de largar, os detalhes são tão palpáveis que a sensação de fazer parte de cada cena é impressionante. [...] Repleto de esperanças trucidadas e sonhos destruídos daqueles que entregaram suas vidas a um sociopata, Manson é uma tragédia americana.
— Michael E. Young, Dallas Morning News

“Às vezes um livro é tão bom que o resenhista não sabe por onde começar. Não acontece com frequência, mas esta é uma dessas vezes. [...] Jeff Guinn produziu não apenas a melhor biografia de Charles Manson, mas o melhor estudo sobre crimes americanos desde A Private Disgrace: Lizzie Borden by Daylight, de Victoria Lincoln.”
— Florence King, National Review

“Manson, a Biografia me nocauteou. [...] Guinn tornou-se verdadeiramente
um grande escritor de não-ficção dos EUA.”
— Daniel Woodrell, The Wall Street Journal

“Guinn pinta um retrato vibrante de uma Califórnia em expansão, sacudida
pelos protestos contra a guerra e pelas boas vibrações, escravizada pelo
circo da mídia e por aqueles que aguardavam a era de Aquário.”
— Xan Brooks, The Guardian

“Livros como o de Guinn são escritos para lembrar os nascidos no pós-guerra por que eles cortaram seus cabelos e trocaram os alucinógenos por anti-depressivos.”
— Christian Lorentzen, London Review of Books


[ Veja + ] 

My Life After Manson
Assista a um trecho do documentário My Life After Manson, de Olivia Klaus, onde Patricia Krenwinkel, uma das seguidoras de Charles Manson, condenada por sete assassinatos, fala sobre a luta para reconciliar dois momentos de sua vida: a menina de 21 anos que cometeu crimes para ganhar a aprovação do homem que amava; e a mulher de 66 anos que vive todos os dias assombrada pelo sofrimento sem fim que causou.

http://www.nytimes.com/2014/08/05/opinion/my-life-after-manson.html

Jeff Guinn
Assista ao depoimento do autor do livro sobre a biografia.

http://books.simonandschuster.biz/Manson/Jeff-Guinn/9781451645163


Ficha Técnica
Título | Manson, a Biografia
Autor | Jeff Guinn
Tradutores | Daniel Alves da Cruz,
Enrique Ulises Guajardo Cuevas,
Márcia Targino de Lucena Monforte,
Marcus Vinicius Gonçalves de Santana
e Marília Rocha Ferreira
Editora | DarkSide®
Edição | 1a
Idioma | Português
Especificações | 520 páginas
Dimensões | 16 x 23 cm
Lançamento | Outubro de 2014


CRIME SCENE é a divisão criminal da DARKSIDE® BOOKS para entender a mente dos assassinos mais temidos e cruéis de todos os tempos. Histórias reais, assassinos reais, de uma maneira que você nunca viu, estudados com profundidade, rigor científico e conhecimento psicológico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre Nós

PsicoseCultural

Criado em Março de 2013, o Psicose Cultural surgiu como um simples blog voltado para o mundo da literatura. A proposta do Psicose Cultural é, sem dúvida, criar entretenimento literário diversificado e diferenciado para seus leitores. Temos como objetivo, informar, dar opiniões, resenhar, tudo relacionado com o mundo literário.




Facebook

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *