quinta-feira, 31 de julho de 2014

Resenha: Meu Nome é Memória

Livro: Meu Nome é Memória
Autor: Ann Brashares
Editora: Suma de Letras
Compre: Saraiva
Sinopse: Encontrar o amor verdadeiro nunca é fácil. Mas para Daniel, o protagonista de Meu Nome É Memória, isso parece ser ainda mais difícil. Ele tem um dom que por vezes assemelha-se a uma maldição: lembra-se de todas as suas vidas passadas. E em todas elas, foi apaixonado por Sophia. "Vivi mais de mil anos. Morri incontáveis vezes. Esqueço o número exato. Minha memória é uma coisa extraordinária", escreve o protagonista. 

Inglaterra, Antioquia, Congo Belga, Constantinopla, Georgia. Todos esses lugares já presenciaram o amor do casal, porém Sophia nunca se recorda das memórias passadas. Vida após vida, através de dinastias e continentes, Daniel tenta fazê-la relembrar esse amor e conquistá-la para sempre, mesmo que ela mude de nome e aparência. Mas, em todas às vezes que Daniel e Sophia tiveram uma aproximação, foram separados de maneira dolorosa e fatal. No entanto, quando se reencontram em 2007, Sophia - que agora se chama Lucy - começa a lembrar do passado. Aos poucos, flashes das vidas anteriores vêm à memória, lembranças sensoriais se reavivam e ela percebe que Daniel faz parte de sua vida desde sempre. E agora, se o casal quiser passar suas próximas vidas juntos, terá que compreender e superar o inimigo desse amor.


Resenha: Daniel tem "memória", a capacidade de lembrar grandes porções de suas vidas passadas, bem como a capacidade de reconhecer as almas que ele conheceu em vidas anteriores. "A memória" é muito rara, apenas uma criança nascida entre milhares vai tê-lo, e tê-lo pode ser tanto uma bênção como uma maldição. Daniel consegue se lembrar desde Inglaterra, Antioquia, Congo Belga, Constantinopla, Georgia até Ásia menor, mas o que ele se lembra mais claramente é ela. Ele a conhece melhor como Sophia, embora nos dias atuais, ela tem o nome de Lucy, mas ela é a única que ele se apaixonou verdadeiramente. Seu primeiro encontro, na Ásia Menor, foi fatal, e Daniel passa a maior parte de suas vidas procurando por ela, para que eles possam se reunir mais uma vez, e assim ele poderá se redimir de seu passado de pecados.

Lucy está no ensino médio, quando ela encontra o solitário e mal-humorado Daniel. Por razões que ela mal consegue entender, ela desenvolve uma paixão por ele. Daniel parece não notá-la, mas no último dia de escola eles têm uma interação estranha, onde Daniel a chama de "Sophia" e pergunta se ela se lembra dele. Lucy foge dele e continua com sua vida, mas depois de um encontro com uma vidente, ela torna-se determinada a encontrá-lo novamente. O único problema é que ninguém sabe onde Daniel está agora, ou sabe como encontrá-lo.

Daniel e Lucy embarcam em um caminho perigoso, e eles devem superar obstáculos praticamente intransponíveis ,se eles querem ficar juntos.

Eu tenho que confessar uma coisa: eu nunca li um livro de amor, tão perfeito como ‘Meu Nome é Memória’, algo nele me conquistou de imediato; talvez tenha sido a história de amor eterno. Estou tão feliz que eu li este livro! Foi incrível, e o toque do místico me encantou. Eu amo a ideia de que o verdadeiro amor pode durar mais de uma vida, que pode ser essencialmente eterno e pode durar por muitas vidas.

Havia tantos conceitos novos e interessantes que foram introduzidas para mim neste livro sobre vidas passadas. Eu não tenho certeza de quantos deles são baseados em ideias existentes e quantos são um produto da imaginação do autor, mas eles realmente mexeu comigo. Aquele que foi o mais instigante para mim foi o conceito de que os sonhos são muitas vezes feitos de memórias de vidas passadas. Eu tive alguns sonhos estranhos antes, aqueles que faziam sentido completo, exceto pelo fato de que elas ocorreram em um ambiente que eu nunca estive antes (um sonho é fixado em uma casa de campo, onde eu nunca estive, outro em um playground que eu não me lembro de ter visitado), razão pela qual esta ideia ficou comigo tão fortemente. Havia outros conceitos interessantes neste livro, bem, como as crianças lembrando pedaços de suas vidas passadas em seus primeiros anos, mas esquecendo-as das à medida que crescem. E, é claro, do amor que dura mais de uma vida. 'Meu nome é memória' me ofereceu uma perspectiva diferente sobre a vida como a conhecemos, e isso certamente me deu muito o que pensar.

Os personagens deste livro foram tão bem desenvolvidos, e eu especialmente amei o personagem de Daniel. Ele estava pensativo e misterioso, mas gentil e leal ao mesmo tempo. Ficamos a conhecer Daniel melhor quando história alterna entre os dias atuais com Daniel e Lucy, e as vidas passadas de Daniel, onde nos é dado um vislumbre das coisas diferentes que Daniel sofreu, bem como os diferentes momentos em que Daniel e Lucy têm encontrado um outro. 


Sem duvida um dos melhores livros que li atualmente. Uma leitura doce e irresistível.



Detalhes: 
Encadernação: Brochura
Formato: 16x23cm
Número de páginas: 280
ISBN: 9788581052083

Autor: Ann Brashares
Editora: Suma de Letras
Gênero: Ficção

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre Nós

PsicoseCultural

Criado em Março de 2013, o Psicose Cultural surgiu como um simples blog voltado para o mundo da literatura. A proposta do Psicose Cultural é, sem dúvida, criar entretenimento literário diversificado e diferenciado para seus leitores. Temos como objetivo, informar, dar opiniões, resenhar, tudo relacionado com o mundo literário.




Facebook

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *