sexta-feira, 3 de maio de 2013

Resenha: A Passagem

Livro: A Passagem
Série: A Passagem
Autor: Justin Cronin
Compre: Saraiva
Sinopse: Primeiro, o imprevisível: a quebra de segurança em uma instalação secreta do governo norte-americano põe à solta um grupo de condenados à morte usados em um experimento militar. Infectados com um vírus modificado em laboratório que lhes dá incrível força, extraordinária capacidade de regeneração e hipersensibilidade à luz, tiveram os últimos traços de humanidade substituídos por um comportamento animalesco e uma insaciável sede de sangue.

Depois, o inimaginável: ao escurecer, o caos e a carnificina se instalam, e o nascer do dia seguinte revela um país - talvez um planeta - que nunca mais será o mesmo. A cada noite, a população humana se reduz e cresce o número de pessoas contaminadas pelo vírus assustador. Tudo o que resta aos poucos sobreviventes é uma longa luta em uma paisagem marcada pelo medo da escuridão, da morte e de algo ainda pior.

Enquanto a humanidade se torna presa do predador criado por ela mesma, o agente Brad Wolgast, do FBI, tenta proteger Amy, uma órfã de 6 anos e a única criança usada no malfadado experimento que deu início ao apocalipse. Mas, para Amy, esse é apenas o começo de uma longa jornada - através de décadas e milhares de quilômetros - até o lugar e o tempo em que deverá pôr fim ao que jamais deveria ter começado. A Passagem é um suspense implacável, uma alegoria da luta humana diante de uma catástrofe sem precedentes. Da destruição da sociedade que conhecemos aos esforços de reconstruí-la na nova ordem que se instaura, do confronto entre o bem e o mal ao questionamento interno de cada personagem, pessoas comuns são levadas a feitos extraordinários, enfrentando seus maiores medos em um mundo que recende a morte.

"Esta é a história de vampiros que você não pode perder: 15 páginas são suficientes para cativá-lo; depois de 30, você se descobrirá prisioneiro, lendo noite adentro. Um livro com a força dos épicos." - Stephen King

Resenha: O começo do livro foi cansativo para mim, até certa parte foi lento, mas quando a ação se instala nas páginas é impossível larga-lo. O enredo no começo é explicado de forma a revelar apenas o necessário, deixando o livro em suspense constante. Tensão a todo o momento, às vezes o alívio, mas na maioria das vezes a surpresa total. A descrição do livro é impecável. 

O livro tem linhas do tempo distintas começando pela infância de Amy apresentando sua mãe e sua história. Amy é uma criança muito especial, que tem misteriosos dons. Desde que nasceu se vê repleta por problemas familiares. Depois de sua mãe se envolver em um crime, Amy é deixada para ser cuidada por algumas senhoras e uma delas Lacey logo cria/percebe um vínculo estranho e novo com a criança. 

Pouco tempo depois Amy é selecionada para um misterioso programa do governo e tirada da proteção das senhoras e daquela com quem tem uma ligação, pelos agentes Wolgast e Doyle que não tinham muitas informações sobre o projeto. 

Wolgast logo se afeiçoa a Amy e faz de tudo para protegê-la. Os agentes e Amy são levados para uma base do governo dos E.U.A. e quando a base tem sua segurança quebrada todos fogem junto com outros pela sua própria sobrevivência. Junto com eles, fogem também criaturas geneticamente modificadas fruto de um experimento perigoso do governo em criar uma nova arma. 

Um salto no tempo. Anos depois um cenário completamente novo com personagens novos é apresentado, logo me vi presa aos novos personagens, e também ao lugar onde eles vivem em falsa segurança. Mas logo um salto desta vez não no tempo, mas no lugar, os personagens estão em movimento, precisam ajudar uma Amy que misteriosamente apareceu nos portões do que deveria ser um abrigo temporário e assim eles acreditam que poderão ajudar seu próprio lar. 

A jornada continua, é impossível respirar entre um capítulo e outro, os acontecimentos são em geral totalmente inesperados, o que torna o livro ainda mais imprevisível, suspense incessante.


ISBN: 9788599296820
Páginas: 816
Tipo de Capa: Brochura 
Edição: 1
Aline Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre Nós

PsicoseCultural

Criado em Março de 2013, o Psicose Cultural surgiu como um simples blog voltado para o mundo da literatura. A proposta do Psicose Cultural é, sem dúvida, criar entretenimento literário diversificado e diferenciado para seus leitores. Temos como objetivo, informar, dar opiniões, resenhar, tudo relacionado com o mundo literário.




Facebook

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *