segunda-feira, 11 de março de 2013

Escritor indiano ganha adiantamento milionário por trilogia

Amish Tripathi, escritor indiano, recebeu adiantamento de 1 milhão de dólares (2 milhões de reais) para o registro de uma trilogia épica que ainda não tem nome e aparentemente nem foi escrita.

O motivo de tanto rebuliço a respeito é o fato de a saga que ele acaba de concluir ter sido grande sucesso de vendas. Principalmente em um mercado que não está acostumado a grandes números, como é o indiano. A Trilogia de Shiva (The Immortals of Meluha, 2010; The Secret of the Nagas, 2011; The Oath of the Vayuputras, 2013), encerrada recentemente, já vendeu mais de 1,5 milhões de exemplares, rendendo aproximadamente 15 milhões de reais.


Os livros trazem uma nova forma de contar a história do deus Shiva, considerado uma das mais complexas, populares e poderosas divindades do panteão hindu. Eles tratam “Shiva como um homem de verdade, que viveu cerca de 4.000 anos atrás, cujas aventuras eram tão grandiosas que as pessoas começaram a pensar nele como um deus. [...] É difícil de categorizar como um gênero. Há fantasia, mitologia, história, tudo escrito como um thriller, mas com a filosofia também”.

Tripathi é de uma nova leva de escritores que fazem sucesso misturando mitos hindus antigos reimaginados, história, narrativa e preceitos de sabedoria espiritual. Seus livros têm vendido bem no sul da Ásia. Recentemente foi lançada uma edição no Reino Unido, uma nos EUA está próxima e já foram vendidos os direitos para o cinema. O primeiro volume da série foi constantemente rejeitado, até que o autor resolveu publicá-lo por conta própria em 2010. E se tornou um imenso sucesso imediato.


Isso ocorre em parte pelo crescente interesse em mitologia hindu e na história mais antiga da Índia. “Há uma preocupação com o que somos e de onde viemos. À medida que nos tornamos mais globais, tornamo-nos mais locais também. Nossas raízes estão se tornando mais e mais importantes para as pessoas e os livros Tripathi são envolventes.”, diz B Narayanaswamy, presidente da Ipsos, empresa de pesquisa de mercado em Delhi.

Embora alguns digam que pagar 1 milhão de dólares é exagero porque os indianos não lêem livros,Tripathi demonstrou ter grande capacidade de conquistar jovens leitores indianos. Mais da metade dos 1,2 bilhões de pessoas da Índia tem menos de 25 anos. Namita Gokhale, um autor, editor e organizador do festival literário de Jaipur, diz que “em uma terra que tem obsessão pelo mito, Tripathi reinterpretou a história de Shiva para uma nova geração. [...] Mitos ocidentais são estáticos, mas os deuses estão vivos na Índia e por milhares de anos têm sido continuamente reinterpretados”.

Até o momento nenhuma editora brasileira comprou os direitos de publicação.

Créditos - Sobre Livros

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