quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Resenha: Arquivos Serial Killers - Made in Brazil


Livro: Arquivos Serial Killers - Made in Brazil
Autor (a): Ilana Casoy
Editora: DarkSide Books
Compre: Submarino
Sinopse: Em Made in Brazil, Casoy relata sete casos de serial killers brasileiros, três dos quais ela entrevistou pessoalmente: Marcelo Costa de Andrade, o vampiro de Niterói, um dos casos e depoimentos mais chocantes do currículo da autora; Francisco Costa Rocha, o Chico Picadinho; e Pedro Rodrigues Filho, o Pedrinho Matador. Um relato cruel feito pelos próprios assassinos, conduzido com maestria por quem entende do assunto, que procura guiar o leitor pela sinuosa mente de pessoas frias e com movimentos mais que premeditados para o mal. Além deles, a autora se debruça sobre a vida e os crimes de José Augusto do Amaral (Preto Amaral), Febronio Índio do Brasil, Benedito Moreira de Carvalho (Monstro de Guaianases) e José Paz Bezerra (Monstro do Morumbi).

Resenha: Ilana Casoy aborda um tema bastante complexo e desafiador. Nunca havia lido nenhum livro deste tema que relatasse casos ocorridos no Brasil.

Neste livro Casoy nos apresenta sete relatos sobre serial killers brasileiros, delimitando traços característicos sobre os aspectos psicológicos desses assassinos em série, apresentando registros da sua infância, das relações pessoais, numa tentativa de entender as atividades motivadoras de agir dessas pessoas.

***


Ilana Casoy entrevistou Franscisco Costa Rocha (conhecido como Chico Picadinho), e a entrevista é surpreendente. Ele era um homem claro e culto, havia lido vários livros. O homicida falou sobre Freud, Dostoiévski, entre outros. 


Mas o que mais me impressionou foi a entrevista com Marcelo de Andrade (conhecido como Vampiro de Niterói). Ele foi abandonado pela família muito pequeno e cresceu nas ruas. Sua entrevista é assustadora. Ele fala dos crimes de uma forma natural, fala o que fez com as crianças sem o menor pudor ou ressentimento, sem se importar com as vítimas e sem se preocupar com quem estava ao seu redor.
***

Made in Brazil é um livro pesado. A escrita de Ilana é magnifica e flui de uma forma que te deixa preso ao livro.

O livro é bem documentado. A autora anexa depoimentos da época dos crimes, documentos e fotografias. Há notas de rodapé explicando detalhes das investigações. É um livro completo e indispensável para os leitores que gostam do assunto.

É um livro extremamente difícil de ser lido, não por sua escrita, mas sim por seu conteúdo. 


Detalhes:
Título: Made in Brazil
Autor (a): 
Ilana Casoy
ISBN: 978-85-66636-29-1
Idioma: Português
Tipo de Capa: Brochura
Número de Páginas: 360

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre Nós

PsicoseCultural

Criado em Março de 2013, o Psicose Cultural surgiu como um simples blog voltado para o mundo da literatura. A proposta do Psicose Cultural é, sem dúvida, criar entretenimento literário diversificado e diferenciado para seus leitores. Temos como objetivo, informar, dar opiniões, resenhar, tudo relacionado com o mundo literário.




Facebook

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *