quarta-feira, 30 de maio de 2018

Resenha - Com Amor, Simon de Becky Albertalli



Livro: Com amor, Simon
Autor: Becky Albertalli
Editora: Intrínseca
Compre: Amazon
Sinopse: Com nova capa e novo título, a apaixonante história de Simon que conquistou milhares de leitores com uma trama que trata com naturalidade e bom humor a afirmação e os dilemas de um adolescente gay.

Agora, a adaptação do romance chega às telas de cinema com Nick Robinson, de Jurassic World, no papel de Simon, e Katherine Langford, protagonista de 13 Reasons Why. Simon Spier tem dezesseis anos e é gay, mas não conversa sobre isso com ninguém. Ele não vê problemas em sua orientação sexual, mas rejeita a ideia de ter que ficar dando explicação para as pessoas - afinal, por que só os gays têm que se apresentar ao mundo? Enquanto troca e-mails com um garoto misterioso que se identifica como Blue, Simon vai ter que enfrentar, além de suas dúvidas e inseguranças, uma chantagem inesperada.


ResenhaUm dos filmes mais esperados de 2018, Com amor, Simon é baseado no romance “Simon Vs. A Agenda Homo Sapiens” de Becky Albertalli. É a história de amadurecimento e autoconhecimento de Simon Spier, de dezesseis anos. Simon tem um enorme segredo, ele é gay. Sua vida muda completamente quando seu colega Martin Addison faz faz cópias dos seus e-mails pessoais e o chantageia a convencer sua melhor amiga Abby a sair com ele. Martin “ameaça” divulgar os e-mails que Simon trocou com o misterioso Blue, o garoto por quem ele se apaixonou.

"Com amor, Simon" é um romance contemporâneo adorável, com muitos momentos divertidos. Eu adorava ler os e-mails de Simon e Blue e vê-los se tornar mais honesto sobre como se sentem um pelo outro, como eles revelaram mais e mais, mesmo sem tecnicamente saber a verdadeira identidade um do outro.

Eu adorava ler cada página uma atrás da outra, não por causa do mistério em torno Blue, embora eu estivesse ansioso para descobrir quem ele realmente era (errei no meu palpite). Mas porque não há grandes reviravoltas. Nenhum drama maior, "aventura" ou morte. É simplesmente sobre Simon crescendo, se apaixonando e se descobrindo, é sobre família e amigos, é sobre o amor. Simon não é um personagem completamente afável. Como estamos constantemente em sua cabeça, vemos os julgamentos que ele faz com as pessoas o tempo todo se preocupar em ser julgado. Mas isso é porque ele é de um caráter autêntico, lutando para dar sentido a si mesmo. Eu também adorei ver algo raro no YA: uma relação brilhante entre um adolescente e seus pais.

"Com amor, Simon" é o exemplo perfeito de como escrever diversos momentos de aprendizagem em formas divertidas, engajadas, e com um enredo sutil. Simon acha que as pessoas heterossexuais também devem sair do armário. Porque o padrão tem que ser heterossexual?

"Com amor, Simon" é um romance LGBT, muito bem trabalho e desenvolvido, com amigos incríveis, muitos momentos memoráveis, e que te fará dar muitas risadas. Amei este livro, assim como amei os personagens e a escrita de Albertalli, que é incrivelmente doce.

A premissa pode ser um pouco estranha, mas o romance se sente inegavelmente real. Para qualquer livro Jovem Adulto, Com amor, Simon é impressionante. Para uma estreia, é notável. Becky Albertalli é certamente uma autora para se acompanhar de perto.

Sobre a adaptação:

A adaptação, na minha opinião, foi pura perfeição. É a história que precisa ser contada porque todos merecem uma grande história de amor. Além de ser igualmente importante para a comunidade LGBT, se ver representado e também porque eles terão uma melhor compreensão do que um membro da família, um amigo, um colega de classe, um conhecido pode ter experimentado. Mais do que isso, é uma história sobre identidade que abraça e aceita quem você é. Os adolescentes e as crianças mais novas precisam desse filme para se sentirem representados. Espero que futuramente tenhamos histórias apresentando personagens que passam por uma experiência semelhante às que os jovens vivenciam. Eu não posso falar da experiência, mas está claro tanto no livro quanto no filme que fardo é manter uma parte tão grande de quem você é em segredo. Você se sente assustado e sozinho; incerto se você será aceito por aqueles que ama ou pelo resto do mundo. E esse é um assunto que precisa ser discutido, pois pode salvar muitas vidas.




Detalhes:

Título: Com amor, Simon
Autor (a): Becky Albertalli
Tradução: Regiane Winarski
ISBN: 978-85-510-0305-3
Tipo de Capa: Brochura
Número de Páginas: 272


Leia também nossa resenha de "Os 27 Crushes de Molly"


Um comentário:

Sobre Nós

PsicoseCultural

Criado em Março de 2013, o Psicose Cultural surgiu como um simples blog voltado para o mundo da literatura. A proposta do Psicose Cultural é, sem dúvida, criar entretenimento literário diversificado e diferenciado para seus leitores. Temos como objetivo, informar, dar opiniões, resenhar, tudo relacionado com o mundo literário.




Facebook

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *