sábado, 15 de novembro de 2014

Resenha: Parafusos - Mania, Depressão, Michelangelo e Eu


Livro: Parafusos - Mania, Depressão, Michelangelo e Eu
Autor: Ellen Forney
Editora: WMF Martins Fontes
Compre: WMF Martins Fontes
Sinopse: Pouco antes de fazer 30 anos, Ellen Forney ficou sabendo que sofria de transtorno bipolar. Incontestavelmente maníaca, mas receosa de que os medicamentos a fizessem perder sua criatividade e seu ganha-pão, Ellen deu início a uma luta - que durou anos - para encontrar equilíbrio mental sem perder a si mesma ou a sua paixão. 

Buscando entender o conceito popular do "artista louco", Ellen encontrou inspiração na vida e na obra de outros artistas e escritores que sofriam de transtornos do humor, entre os quais Vincent van Gogh, Georgia O'Keeffe, William Styron e Sylvia Plath.


Resenha: Diz o ditado; "Uma imagem vale mais que mil palavras", e este livro é o exemplo perfeito, mas as palavras ao lado dos desenhos acrescentam uma outra dimensão às imagens. Sozinho, as charges são brilhantes, eles expressam seus sentimentos mais íntimos perfeitamente, mas adicionar as suas palavras e você será levado para os próprios extremos de sua doença.

Ellen Forney começou a escrever Parafusos em 2008, dez anos após os eventos. Ela tem sido capaz de olhar para trás, com honestidade, e com um pouco de humor sobre o que era extremamente difícil, um desafio em sua vida. Sua dor e angústia são capturados nos desenhos. Seu rosto geralmente brilhante, com os olhos Betty Boop muda conforme a doença avança, e às vezes ela descreve a si mesma de forma tão vívida que é quase doloroso ver como ela se imaginava, e sua vida.

Sua batalha contra o regime de medicação, preocupando se os comprimidos mataria sua criatividade. Sua pesquisa sobre outros artistas ao longo dos anos que sofreram de transtorno bipolar. Sua descoberta do yoga, suas conversas com sua psiquiatra, com ela mesma, com sua família e amigos. Tudo isso está aqui, com todos os detalhes.

Parafusos é um olhar perversamente engraçado, ainda dolorosamente sincero e verdadeiro em como a bipolaridade afeta uma pessoa, e aqueles ao seu redor. Ellen Forney não escondeu nada, e encarou os desafios de frente. O livro é franco, honesto e engraçado. As ilustrações são contundente e, às vezes, desesperadamente triste.

Um livro que prende o leitor desde a primeira página. Uma leitura esclarecedora, honesta, engraçada e triste. Uma história sobre como uma mulher extraordinária lidou com tal desafio.

Parafusos é uma tomada notável em uma jornada difícil, trazendo a história de Forney a vida de uma forma muito divertida e informativa.


Detalhes:
Título: Parafusos
Autor: 
Ellen Forney

Tradução: Marcelo Brandão Cipolla
ISBN: 
9788578278908

Idioma: Português
Tipo de Capa: Brochura
Número de Páginas: 
256

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre Nós

PsicoseCultural

Criado em Março de 2013, o Psicose Cultural surgiu como um simples blog voltado para o mundo da literatura. A proposta do Psicose Cultural é, sem dúvida, criar entretenimento literário diversificado e diferenciado para seus leitores. Temos como objetivo, informar, dar opiniões, resenhar, tudo relacionado com o mundo literário.




Facebook

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *