terça-feira, 16 de setembro de 2014

Aleph comemora 30 anos no mercado editorial


Referência nas publicações de ficção científica, a editora prepara uma série de campanhas para comemorar junto aos fãs.


A Aleph está comemorando 30 anos no mercado editorial. Hoje, a editora é reconhecida como referência nacional nas publicações de ficção científica, sendo a grande responsável por trazer de volta às livrarias os clássicos do gênero, antes esgotados. Em seu catálogo estão obras de grandes e premiados nomes da literatura, como Arthur C. Clarke, Isaac Asimov, Philip K. Dick, Frank Herbert, William Gibson, entre outros.

“Até o começo dos anos 2000, o leitor de ficção científica tinha que procurar os livros em sebos, pedi-los emprestado a alguém ou ler a edição na língua original. Ficamos realmente felizes em trazer esses títulos de volta às prateleiras e em ajudar a expandir o mercado da ficção científica e da fantasia no Brasil”, afirma Adriano Fromer, sócio e publisher da editora.

Apesar de ter se tornado referência nessa área, a editora foi criada, em 1984, com outro objetivo: publicar livros de informática. Rapidamente, tornou-se líder no mercado dos dinossáuricos TK e MSX. “A Aleph nasceu da busca pelo equilíbrio entre as demandas de mercado e a própria criação de demandas por meio de novas ideias, publicando livros em áreas do conhecimento pouco exploradas pelo mercado editorial brasileiro. Sempre buscamos a vanguarda, o pioneirismo e a qualidade acima de tudo”, afirma Betty Fromer, sócia-fundadora da editora.

Em 1999, a Aleph percebeu outra necessidade do mercado editorial: livros de turismo acadêmico. Na época, as maiores universidades do País estavam abrindo cursos nessa área e faltava leitura de referência para os estudantes. O investimento rendeu mais de 60 títulos nessa linha.

Atualmente, a editora não investe mais nessas áreas. Mas a proposta de inovar e surpreender os fãs permaneceu como uma de suas marcas mais fortes, que pode ser vista, por exemplo, na edição inédita e exclusiva de 50 anos do Laranja Mecânica, de Anthony Burgess — com ilustrações de Dave McKean, Angeli e Oscar Grillo, além de materiais extras — e na edição de 2001: Uma Odisseia no Espaço, de Arthur C. Clarke. Veja abaixo um trecho do programa Metrópolis, da TV Cultura, em que a obra foi mostrada:



“Queremos entregar aos leitores uma edição caprichada, com muitos materiais extras, textos inéditos e design bacana. Estamos investindo cada vez mais em conteúdo”, afirma Adriano.

COMEMORAÇÕES:

Como parte das comemorações, a editora lançou um recall literário, batizado deAleph Total Recall. A campanha, inédita no mercado editorial, propõe uma troca de edições antigas. Funciona da seguinte maneira: o leitor envia sua edição antiga, que pode ter sido publicada pela própria Aleph ou por qualquer outra editora, e a Aleph manda um cupom de desconto de 50% (válido apenas em seu site) para a compra de uma edição nova do mesmo título enviado.

O recall vale somente se a Aleph tiver publicado o livro que o leitor deseja trocar. As obras recebidas serão doadas para uma biblioteca pública de São Paulo. Até o momento, a editora já recebeu mais de 200 formulários, além de elogios dos fãs e do público em geral. Veja o site da campanha.

A Aleph também confirmou presença na Comic Con Experience, o maior evento de cultura pop do País, que acontecerá de 4 a 7 de dezembro em São Paulo (SP).


Como convidado especial da CCXP, a editora está trazendo o escritor Timothy Zahn, autor da aclamada Trilogia Thrawn, livros do universo expandido de Star Wars. O autor irá lançar o primeiro volume dessa trilogia, Herdeiro do Império, durante o evento. A editora também está preparando edições com capas exclusivas, que serão divulgadas em breve. Leia mais.

PUBLICAÇÕES: 

Apesar de a ficção científica ser o carro-chefe da editora, a Aleph possui também livros nas áreas de Comunicação, Tecnologia, Quadrinhos e Nova Ciência. Publicou no começo deste ano Homens Difíceis – Os bastidores do processo criativo de Breaking Bad, Família Soprano, Mad Men e outras séries revolucionárias, escrito por Brett Martin, autor que se tornou referência nos estudos da chamada Terceira Era de Ouro da Televisão. Ainda nessa linha, acaba de lançarComo Escrever Séries – Roteiro a partir dos maiores sucessos da TV, de Sonia Rodrigues, filha do escritor Nelson Rodrigues.

Já a linha de quadrinhos foi inaugurada com a recente ganhadora do Eisner Award, a graphic novel O Quinto Beatle: A História de Brian Epstein, de Vivek J. Tiwary. O segundo lançamento será de uma das maiores parcerias do gênero: Neil Gaiman e Dave McKean, com Violent Cases, que será lançado em setembro. Outros títulos do gênero serão anunciados em breve.


ASSISTA ABAIXO ALGUNS DEPOIMENTOS SOBRE OS 30 ANOS DA ALEPH:


CONHEÇA OS LIVROS MAIS VENDIDOS DA EDITORA:

            

            

CONHEÇA OS LANÇAMENTOS PARA 2014:


Star Wars: Herdeiro do Império, Timothy Zahn

Star Wars: Kenobi, John Jackson Miller



A Aleph irá lançar mais 16 livros do universo expandido Star Wars em 2015 e 2016



Violent Cases, Neil Gaiman

História Zero, William Gibson

Cântico para Leibowitz, Walter Miller JR.

Neuromancer – Edição comemorativa de 30 anos, William Gibson

Eu, Robô, Isaac Asimov



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre Nós

PsicoseCultural

Criado em Março de 2013, o Psicose Cultural surgiu como um simples blog voltado para o mundo da literatura. A proposta do Psicose Cultural é, sem dúvida, criar entretenimento literário diversificado e diferenciado para seus leitores. Temos como objetivo, informar, dar opiniões, resenhar, tudo relacionado com o mundo literário.




Facebook

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *