quinta-feira, 21 de março de 2013

Cada vez mais livrarias fecham no Reino Unido


Não é de hoje que as livrarias estão passando por dificuldades, mas parece que um estado crítico foi atingido. A concorrência desigual gerada por sites de vendas, como o Amazon, por exemplo, e o destaque cada vez maior dos ebooks no mercado está causando o declínio desses estabelecimentos. Só em 2012 foram 73 livrarias independentes que fecharam as portas, reduzindo o número no Reino Unido para 1028, segundo o The Guardian.


Lojas de livros respeitadas e amadas pela população também encontraram seu fim. A loja Langton’s Bookshop no distrito de Twickhenham, que estava em atividade a mais de meio século, fechou. A associação de vendedores de livros do Reino Unido pediu ao governo e a indústria editorial para que ajam com urgência para melhorar as condições das livrarias que ainda estão de pé. Este é o sétimo ano consecutivo em que a quantidade de livrarias britânicas decaiu sendo que o Reino Unido contava com 1535 livrarias no ano de 2005.


“Fechamentos são sempre dolorosos e estamos entristecidos de ver tantas livrarias fecharem nesse ano que passou, a balança de risco pende desproporcionalmente para o lado dos vendedores independentes.” Disse Tim Godfray, chefe executivo da associação de vendedores de livros. “Livrarias são estabelecimentos importantes no que se refere a comunidade e a cultura e são um ótimo recurso educacional para todos. Infelizmente, o quadro de livrarias independentes quando se fala de números é bem ruim.”

A associação de vendedores de livros está batalhando para reverter esse quadro e foram como um raio de luz em meio a essa sombria situação: 39 livrarias abriram no ano passado. As livrarias infantis também parecem estar indo bem, com nenhum fechamento declarado no ano de 2012 e a abertura de duas lojas novas que estão “inspirando vida nova em seus distritos” disse a organização. “Novos e emergentes vendedores de livros… estão derrubando barreiras e reagindo” disse Godfray.

E vocês o que acham? As livrarias ainda tem futuro?


Créditos - Sobre Livros

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre Nós

PsicoseCultural

Criado em Março de 2013, o Psicose Cultural surgiu como um simples blog voltado para o mundo da literatura. A proposta do Psicose Cultural é, sem dúvida, criar entretenimento literário diversificado e diferenciado para seus leitores. Temos como objetivo, informar, dar opiniões, resenhar, tudo relacionado com o mundo literário.




Facebook

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *